quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pilates : Prática democrática



O Pilates é uma atividade que, por oferecer possibilidades diferentes para cada exercício, permite que pessoas de todo tipo possam praticá-los.
É altamente recomendado, inclusive para a terceira idade, já que produz benefícios nas articulações (em caso de artrose). Além disso, previne a osteoporose, protegendo a estrutura óssea. Também não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto
O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo.

Jovens


Pilates é altamente recomendado aos adolescentes por estarem atravessando um período de crescimento rápido e intenso o que ocasiona desajustes posturais e encurtamentos musculares, muitas vezes acompanhados de dor. A prática do Pilates nesta fase funciona como um ótimo trabalho preventivo, estruturando a postura, estabilizando as curvas fisiológicas da coluna, evitando escolioses e cifoses muito comuns nesta idade e melhorando o alongamento .


Terceira idade
A maioria das pessoas chega à Terceira Idade necessitando de cuidados especiais com a saúde. Profissionais altamente capacitados aplicam o método Pilates respeitando as possibilidades de cada praticante e, assim, obtém excelentes resultados no que diz respeito a equilíbrio, força, coordenação motora, flexibilidade, capacidade respiratória, disposição e aumento de auto-estima 


Gestantes
Inúmeros estudos científicos já comprovaram a importância da atividade física durante a gestação. Mas, vale lembrar que nem toda atividade é indicada. Neste período, a mulher requer atenção especial na elaboração de um plano de exercícios que fortaleça seu corpo, prevenindo dores decorrentes do progressivo ganho de peso e respeitando as limitações impostas pela gestação. 

Reabilitação

Os exercícios do Método Pilates têm seus princípios baseados na cinesiologia e na biomecânica, o que proporciona uma execução segura, livre de compensação e restrita ao foco da lesão, ela se aplica tanto na fase aguda da dor, na qual se estabiliza a região lesionada, como na recuperação da musculatura ou da articulação afetada na fase da pós reabilitação. O ambiente e o trabalho oferecidos pela técnica Pilates facilitam a intervenção baseada nos princípios de assistência permitindo que a evolução da reabilitação seja mais rápida.
A reabilitação, se for por indicação médica, deve ser realizada com um Fisioterapeuta capacidado. Após a fase "aguda" , o fortalecimento e manutenção do tônus muscular é da alçada de outro profissional, a Educação Física. As etapas normais são diagnóstico e tratamento (médico), que pode encaminhar para uma reabilitação fisioterápica e posteriormente para um fortalecimento com o profissional da Educação Física, ou ainda, diretamente para o fortalecimento com o Educador Físico.




Como qualquer atividade, é fundamental a avaliação física/médica antes do início da mesma, para que o professor tenha todos os dados para formular da melhor forma o seu programa de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário